Planejamento Estratégico

No desenvolvimento de um Planejamento Estratégico, torna-se necessário conhecer quais as principais fases para a sua elaboração, o que pode representar a necessidade de repensar a empresa e o negócio e dar um novo direcionamento.

 

A PGP CONSULT possui metodologia adequada para a elaboração do planejamento estratégico das empresas e dos processos relacionados e/ou intervenientes que garantem o acompanhamento, monitoramento e redirecionamento (se necessário) das ações definidas originalmente. Para isso desenvolvemos a ferramenta denominada de PAE – Plano de Atendimento Estratégico – que permite aos empresários o acompanhamento dos processos de negócio e a sua adequação aos objetivos estratégicos definidos.

 

A PGP CONSULT disponibiliza a seus clientes treinamento adequado para o entendimento da importância da elaboração do planejamento estratégico e na compreensão das variáveis envolvidas. Não deixe de nos contatar. Acreditamos que poderemos desenvolver excelentes relações de parceria e agregar valor ao seu negócio.

 

Basicamente, na elaboração de um planejamento estratégico destacam-se as seguintes fases:

 

Fase I – ONDE ESTAMOS ?

Esta fase corresponde à fase a que podemos chamar de “diagnóstico”. Nesta fase efetuar-se-á o levantamento das forças e fraquezas da empresa dentro do ambiente (interno e externo) em que ela atua ou pretende atuar, como forma de melhor observar quais são as nossas reais “bases” que sustentarão a caminhada que pretendemos efetuar.

Fase II – PARA ONDE ESTAMOS INDO ?

O que pretendemos obter no futuro, partindo da nossa realidade atual ? É isto que os planejadores devem questionar. Por outras palavras, poderíamos dizer que os planejadores, partindo da situação atual (fotografia) devem vislumbrar aonde querem chegar. Exemplos:

 

a) Qual a evolução projetada para o nosso negócio e/ou mercados onde atuamos nos próximos 5 anos?

b) Como se dará a nossa evolução e nosso relacionamento com o “meio envolvente” em que atuamos?

c) Que probabilidades haverá de obtenção de “linhas de crédito” bonificadas para o nosso ramo de negócio?

 

Fase III – ONDE PODEMOS CHEGAR ?

Na fase II obtêm-se uma série de respostas às perguntas formuladas que têm de sewr analisadas criticamente, como forma de conhecermos as suas implicações presentes e futuras. É durante esta fase do planejamento que a análise crítica deve ser realizada, isto é, deve ser feita uma profunda avaliação das implicações estratégicas às respostas obtidas, entre outras: probabilidades de sucesso, considerando as nossas forças e fraquezas e como as poderemos potencializar e minimizar respectivamente, força dos concorrentes, etc.

Fase IV – ONDE PODERÍAMOS IR ?

É uma fase de profundos questionamentos, isto é, uma fase em que a empresa deve extrapolar os resultados obtidos na fase anterior. Exemplo: Considerando os resultados obtidos nas fases I,II e III e se utilizássemos todas as nossas capacidades (atuais e futuras) quais seriam as probabilidades de sucesso? Exemplificando:

  • Que nível de Flexibilidade a empresa teria de ter?
  • Nossos produtos e mercados terão um crescimento adequado e/ou suficiente que justifiquem os investimentos?
  • A previsão de crescimento do mercado será o suficiente que permita atingirmos os objetivos traçados?
  • Existe capacidade financeira para os investimentos necessários?
  • Nossos fornecedores de matéria prima têm capacidade de atender uma demanda maior com padrões de qualidade?

Nesta fase a empresa e seus administradores têm que ter presente, muito claramente, aquilo que seria “o desejável” e o que é “possível” obter.

Fase V – ONDE QUEREMOS CHEGAR ?

Tendo ficado claramente estabelecido o que é “possível” obter, a empresa passará, a partir daqui, a traçar os seus objetivos. Podemos definir esta fase, como uma fase primária de estabelecimento de objetivos.

Fase VI – ESTRATÉGIAS

Definidos os Objetivos começa a colocar-se a questão: que caminhos ou diretrizes traçar para chegar aos objetivos traçados na fase anterior ?

Duas perguntas devem ser feitas e respostas obtidas:

  • O QUE PODEMOS FAZER ?
  • O QUE DEVEMOS FAZER ?

Fase VII – DEFINIÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO

Fase VII – DEFINIÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO Como operacionalizar as estratégias definidas? Nesta fase a empresa deverá definir os níveis de envolvimento e desempenho esperados de seus colaboradores.Nesta definição aconselha-se utilizar a regra dos 5W + 1H ou dos 5W + 2H. 5W + 1 H = WHY (porquê fazer?), WHAT (o que fazer?)WHERE (onde fazer?), WHEN (quando fazer?), WHO (quem faz?) e HOW (como faz?). 5W + 2H = WHY, WHAT, WHERE, WHEN, WHO + HOW e HOW MUCH (quanto custa?)

Fase VIII – EXECUÇÃO DOS PLANOS

Poderíamos dizer que é a fase de consolidação de todas as etapas realizadas anteriormente e consolidadas num documento, onde se fixam ou detalham as metas departamentais, o que se espera obter, as necessidades de recursos materiais e humanos, as formas de captação e o cronograma de implantação. Como exemplos desta fase, podemos citar:

- previsão de receitas do ano seguinte;

- investimentos a serem realizados;

- necessidades de recursos e financiamentos bancários;

- etapas de um planejamento de reestruturação empresarial, etc.

Fase IX – CONTROLE

Qualquer função administrativa ou gerencial requer ”controle” como forma de assegurar a realização das diversas atividades de acordo com as necessidades. O planejamento estratégico também e, podemos afirmar, que é uma das fases mais importantes da sua realização. O sucesso do planejamento está no seu controle e/ou acompanhamento.

Na fase de controle deve-se estabelecer e analisar:

a) quais as formas de controle a realizar (ex: relatórios);

b) as divergências entre o planejado e o realizado (ex: a produção está abaixo dos níveis previstos para atender a demanda de mercado);

c)os planos de ação elaborados na fase VII e a necessidade de, eventualmente, revê-los, devido aos resultados obtidos não serem satisfatórios.

Endereço:

Rua Vereador Alfeu Gasparini 136 - Central Park – Batatais – SP - CEP 14300-000


Fones:

(16) 3761-6869

(16) 997107997


E-mail:

contato@pgpconsultoria.com.br

Fale conosco