ISO 18091 - Sistema de gestão da qualidade em prefeituras

NBR ISO 18091 de 10/2014 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em prefeituras

O objetivo da ISO 18091:2008 é o de fornecer aos governos locais as bases e diretrizes para que possam obter resultados confiáveis, através da implementação dos requisitos estabelecidos pela norma.
Tendo por base a norma ISO 9001:2008, a ISO 18091:2014 é aplicável aos governos locais (municipais), independentemente do seu tamanho, tipo ou produto / serviço fornecido aos cidadãos.
Num mundo em constante mudança, a publicação desta norma surge com o objetivo de permitir que as prefeituras não apenas se adequem à nova realidade do mercado mas, também, propiciem a seus munícipes serviços e produtos confiáveis e de qualidade.
A NBR ISO 18091 de 10/2014 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em prefeituras possui o objetivo de fornecer às prefeituras as diretrizes para a obtenção de resultados confiáveis por meio da aplicação da NBR ISO 9001:2008 em uma base integral. Essas diretrizes, no entanto, não adicionam, alteram ou modificam os requisitos da NBR ISO 9001:2008.
Com a publicação da norma 18091:2014, as Prefeituras brasileiras terão a ferramenta necessária para demonstrarem que podem ser competitivas, que têm condições de atenderem aos padrões de qualidade e eficiência que os cidadãos exigem. Paralelamente pretende-se que haja um fortalecimento das políticas públicas, um governo confiável e munícipes satisfeitos.
São os seguintes os requisitos da norma ISO 18091:2014:
Introdução 
2: Escopo 
3: Termos e Definições 
4: Sistema de Gestão da Qualidade 
5: Responsabilidade da Direção 
6: Gestão de Recursos 
7: Realização do produto/serviço 
8: Medição, Análise e Melhoria - ISO 9001 Qualidade 
9: Processos para um sistema de gestão da qualidade integrado na prefeitura 
10. Diagnóstico integral, check-up, sistema de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de prefeitura confiáveis 
11. Análise crítica de desempenho 
12. Carta de serviço ao cidadão 
13. Pesquisa de satisfação do cliente-cidadão.
Esta norma foi elaborada para fornecer diretrizes para os governos municipais em todo o mundo, para a compreensão e implementação de um sistema de gestão da qualidade que atenda aos requisitos da NBR ISO 9001:2008, a fim de atender às necessidades e expectativas dos seus cidadãos. O Anexo A fornece informações sobre processos típicos de uma prefeitura. O Anexo B apresenta a descrição de um modelo de diagnóstico que pode ser usado como um ponto de partida para a implementação de um sistema de gestão da qualidade integral, tendo em vista tornar o governo municipal confiável. Os estágios relativos na implementação de um sistema de gestão da qualidade e do papel desta norma podem ser vistos esquematicamente na Figura 1.
 


Nesta norma, o texto reproduzido da ABNT NBR ISO 9001:2008 é colocado em caixas, a fim de distingui-la da orientação específica para a prefeitura determinada para cada item. As diretrizes desta norma se destinam a ajudar as prefeituras a relacionar os conceitos de gestãoda qualidade, conforme descrito nas NBR ISO 9000, NBR ISO 9001, NBR ISO 9004 e normas associadas, com a prática e terminologia comumente utilizadas no contexto de uma prefeitura. O uso dos termos e definições apresentados nestas orientações podem variar de acordo com a cultura, usos e costumes de cada local e região em que a prefeitura está localizada. 


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