ISO 17025 – Sistemas de Gestão de Qualidade de Laboratórios - Acreditação

Dando continuidade ao seu processo de evolução e de capacitação na prestação de serviços aos seus clientes, a PGP Consultoria e Assessoria Ltda criou em 2010 um setor específico para o atendimento às necessidades de seus clientes no que respeita à COMPETÊNCIA de seus laboratórios.

Desta forma desenvolvemos metodologia que permite a implaqntação do sistema de ACREDITAÇÃO dos Laboratórios de acordo com os requisitos da norma ISO/IEC 17025:2005 e, também, dos requisitos regulamentares do INMETRO, para laboratórios de ensaio e calibração.

A PGP desenvolveu material próprio para treinamento no processo de implantação dos requisitos da norma ISO/IEC 17025:2005 e para a Formação de Auditores Internos para Sistemas acreditados por esta norma. A acreditação de laboratórios clínicos é realizada de acordo com as diretrizes da norma ABNT NBR NM ISO 15189, sendo aplicável a laboratórios onde se realizam exames de materiais biológicos, microbiológicos, imunológicos, químicos, imuno-hematológicos, hematológicos, biofísicos, citológicos, patológicos ou de outros materiais provenientes do corpo humano.

 

O QUE É A NORMA ISO/IEC 17025:2005

A acreditação de laboratórios, segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, é aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio. A Cgcre / INMETRO concede acreditação para laboratórios que realizam serviços de calibração e/ou ensaios em instalações permanentes, móveis, e/ou de clientes. Para instalações móveis, a concessão independe do nº de instalações. No caso de uma organização possuir mais de uma instalação permanente, em diferentes endereços, cada uma dessas instalações é acreditada individualmente. Para uma mesma solicitação de acreditação podem estar incluídos serviços para serem realizados na instalação permanente, em instalações móveis, e/ou de clientes.

A norma ISO / IEC 17025:2005 especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e / ou calibrações, incluindo amostragem. Ela cobre ensaios e calibrações realizados utilizando métodos normalizados, métodos não normalizados e métodos desenvolvidos pelo laboratório.

É aplicável a todas as organizações que realizam ensaios e / ou calibrações, inclusive laboratórios terceirizados para a realização de testes / ensaios / calibrações específicas, e laboratórios onde os testes e / ou calibração são parte da inspeção e certificação do produto.

A ISO / IEC 17025:2005 é aplicável a todos os laboratórios, independentemente do número de pessoas ou da extensão do âmbito de aplicação de testes e / ou atividades de calibração. Quando o laboratório não realiza uma ou mais das actividades abrangidas pela norma ISO / IEC 17025:2005, tais como amostragem e projeto / desenvolvimento de novos métodos, as exigências das referidas cláusulas não se aplicam.

A Norma ISO / IEC 17025:2005 é para ser utilizada por laboratórios no desenvolvimento de seu sistema de gestão de operações de qualidade, administrativos e técnicos. Clientes do laboratório, as autoridades reguladoras e organismos de acreditação também poderão utilizá-la para confirmar ou reconhecer a competência dos laboratórios. A norma ISO / IEC 17025:2005 não se destina a ser usada como base para a certificação de laboratórios.

Conformidade com os requisitos regulamentares e de segurança sobre o funcionamento dos laboratórios não é abrangida pela norma ISO / IEC 17025:2005.

 

O QUE É A ACREDITAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE LABORATÓRIOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO?

Quando falamos de Acreditação estamos nos referindo ao reconhecimento formal da competência técnica das organizações que realizam avaliação da conformidade, e é uma maneira segura de identificar aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços.

Segundo o INMETRO, a acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.

Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um organismo de Avaliação da Conformidade - OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismos de inspeção), atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

Um sistema concebido para acreditar serviços de avaliação da conformidade dos OACs deve transmitir confiança para o comprador e para a autoridade regulamentadora. Tal sistema deve facilitar o comércio através das fronteiras, tal como perseguido pelas organizações e autoridades em comércio.

A acreditação realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um laboratório ou organismo para desenvolver as tarefas de avaliação da conformidade, segundo requisitos estabelecidos.

 

PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE A ISO 17025:2005

 

O que é ISO 17025?

ISO 17025 é uma norma internacional (publicada pela Organização Internacional de Normalização), que especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e / ou calibrações. Há 15 requisitos de gestão e 10 exigências técnicas. Estes requisitos descrevem o que um laboratório deve fazer para se tornar acreditado.

A quem se aplica a ISO17025?

ISO 17025 é aplicável a todas as organizações que realizam ensaios e / ou calibrações. Ela se aplica a todos os laboratórios, independentemente do número de pessoas ou da extensão do âmbito de aplicação de testes e / ou calibração abrangidas por esta Norma Internacional.

Quando foi publicada ad ISO 17025?

ISO 17025 foi publicada pela primeira vez em 1999 como um substituto para o Guia ISO 25. ISO 17025 foi revisada e reeditada em maio de 2005.

Por que o ISO Guia 25 substituído pela ISO 17025?

O ISO Guia 25 bastante completo, porém, não contenplava todos os requisitos de gestão que abrangidos pela na norma ISO 9001. A partir da atualização, a norma ISO/IEC ISO 17025 passou a contenplar todos os requisitos da norma ISO 9001, mais os requisitos técnicos específicos para laboratórios.

Quem é a entidade que acredita os laboratórios?

Diferentemente das outras normas ISO que requerem a Certificação, a ISO/IEC 17025:2005 não é passível de Certificação, razão porque os Organismos de Certificação não possuem credenciamento para realizar ceretificações sobre este assunto.

A norma ISO/IEC 17025 diz respeito ou está relacionada com a COMPETÊNCIA dos Laboratórios e por isso é a entidade regulamentadora que realiza as auditorias e atribui o credenciamento ao Laboratório.

Para o caso de laboratórios de Ensaios e Calibração de instrumentos, esta atividade; realizada pelo INMETRO e para os laboratórios clínicos pela ANVISA.

Como é um laboratório acreditado para obter ISO17025?

Um laboratório deve documentar um sistema de gestão da qualidade. Um manual de qualidade documentado é um requisito fundamental no caminho para a acreditação de laboratórios. Além disso, os procedimentos de gestão da qualidade devem ser estabelecidos de forma a garantir que sistema é mantido e gerenciado

Endereço:

Rua Vereador Alfeu Gasparini 136 - Central Park – Batatais – SP - CEP 14300-000


Fones:

(16) 3761-6869

(16) 997107997


E-mail:

contato@pgpconsultoria.com.br

Fale conosco