ISO 14001:2015

A norma ISO 14001 é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, minizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

A norma é baseada no ciclo PDCA do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir - e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida.

A publicação original da norma data de 1996 e representa uma ferramenta excepcional de gestão ambiental paa as empresas e que muito em contribuído para a melhoria do desempenho das empresas que adotaram este modelo de gestão. Utilizada hoje por mais de 300.000 empresas em todo o mundo (aproximadamente 155 países), a norma ISO 14001 é um dos modelos de gestão que maior êxito obteve.

A Revisão de 2015

Entre os aspectos mais relevantes a considerar nesta versão, detaca-se la necessidade de assegurar uma estrutura que facilite a integração do SGA com outros sistemas de gestão, especialmente com ISO 9001:2015 (Vide Anexo SL).

A versão atual da norma aborda aspectos relacionados com::

  1. Desenvolvimento sustentável;
  2. Melhoria do desempenho ambiental;
  3. Adequação / conformidade legal;
  4. Gestão Estratégica dos Negócios;
  5. Riscos e Impactos ambientais;
  6. Avaliação da conformidade;
  7. Políticas ambientais nacionais e internacionais;
  8. Controle do impacto ambiental na cadeia de valor ou de fornecimento;
  9. Envolvimento das partes interessadas e comunicação externa.

NOVA ISO 14001: ESTRUTURA DE ALTO NIVEL

A atual estrutura a ISO 14001:2015 está totalmente alinhada com a ISO 9001:2015 e de outros sistemas de gestão, como p.e. a do modelo SO 27000 (Vide Anexo SL).

Considerando todos os aspectos tratados nas reuniões preliminares à aprovação final da norma, a “Estructura de alto nivel” establecida para a nova versão da norma ISO 14001 deixa de lado a ordenação dos requisitos desde el 4.2 al 4.6 e em substituição establece a seguinte ordenação:

  • Introdução
  • 1. Alcance (Objeto e campo de aplicação)
  • 2. Referências normativas (Normas para consulta)
  • 3. Termos e definições
  • 4. Contexto da organização
  • 5. Liderança
  • 6. Planejamento
  • 7. Suporte (incluindo Recursos)
  • 8. Operação
  • 9. Avaliação do desempenho
  • 10. Melhoria

Las áreas clave del borrador de la nueva ISO 14001 en las que se prevén cambios abarcan:

4. Contexto da Organização

Neste requisito a norma requere que a organização deverá determinar a Abrangência / Alcance de seu Sistema de Gestão ambiental (4.3.) a implantar e/ou a mantener, e implantar ou establecer o mesmo (4.4.). Destaca-se, como novidade, os requisitos referentes ao Conhecimiento de la organização e de seu contexto (4.1.) e Compreensão das necessidades e expectativas das partes interessadas (4.2.).

Quanto à Abrangência / Alcance, os impactos externos da organização deverão ter uma maior consideração / atenção do que era dado na versão anterior.

5. Liderança

Este requisito establece os principios da Liderança e o comprometimento (5.1.) da organização, com especial ênfase para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, o qual debe ser uma decisão estratégica da empresa. Paralelamente se deve definir e establecer a Política Ambiental (5.2.) e as Funções, responsabilidades e autoridade (5.3.). È, também, esperado que a Liderança e o Comprometimento da Alta gerencia fique claramente demonstrado e de forma mais explícita do que era feito com a versão anterior.

6. Planejamento

Destaca-se como novidade o requisito referente às Ações para tratar Riscos e Oportunidades (6.1.). A organização deverá planejar e establecer os Riscos e Oportunidades, assim como determinar los Objetivos Ambientais e o planejamento (6.2.) para atingi-los..

Debe-se ter atenção aos compromisos estabelecidos na Política Ambiental, os quais deverão ser ampliados, considerando-se os aspectos relacionados com o apoio à proteção ambiental e/ou os relacionados com as alterações climáticas.

Para os aspectos ambientais se deberá ter em consideração a análise do ciclo de vida no proceso de identificação e avaliação dos aspectos e impactos ambientais.

Planejamento e controle da cadeia de valor: é um novo requisito que tem por objetivo garantir que os procesos que ocorrem antes ou depois dos procesos principais da cadeia de produção são, também, considerados, especialmente no que se refere aos seus aspectos ambientais significativos.

7. Suporte / Apoio (incluindo Recursos)

Neste requisito a organização deberá determinaros Recursos (7.1.), a Competência (7.2.), a Tomada de conciência (7.3.), onde se inclui o termo da Sensibilização com relação a todas as pessoas que trabalham na organização, assim como a Comunicação (7.4).

Aparece aquí, também, a nova expressão “Informação documentada” (7.5.). Da mesma forma que na versão 2015 da ISO 9001, desaparecem os requisitos relacionados com o Controle de documentos, sem que isso signifique que não haja necessidade de controlar a documentação (procedimentos documentados e registros) que o SGA tenha definidos como sendo importantes para a sua operação e adequação.

8. Operação

Este requisito inclui o Planejamento e Controle Operacional (8.1.) e corresponde ao requisito Controle Operacional da norma ISO 14001: 2004. Destaca-se, como novidade, a incluso da abordagem de procesos.

9. Avaliação de desempenho

Este requisito inclui o Acompanhamento, Medição, Análise e Avaliação (9.1), onde se destaca, como novidade, a inclusão dos indicadores ambientais e as Auditorias Internass (9.2.), requisito que não apresenta qualquer alteração com relação à versão de 2004.

10. Melhoria

Este requisito contempla o Controle / tratamento de Não conformidades e Ações Corretivas (10.1.). O requisito Ação Preventiva foi eliminado, uma vez que a norma considera que o próprio SGA é, em si, um modelo preventivo e minimizador da pluição e do impacto ambiental negativo. Cabe salientar a incluso / introdução do conceito de Melhoria contúnua (10.2).

A ABORDAGEM PGP PARA A ISO 14001

A PGP dispõe de consultores altamente treinados, capazes de compreender amplamente a estrutura da norma e dar feedback para as empresas. Este compromisso com a excelência faz com que a PGP possua metodologia adequada às necessidades das empresas, permitindo-lhes obter a melhoria do desempenho desejada.

A PGP desenvolveu metodología que permite, de forma simples e segura, establecer, implementar e certificar um sistema de gestão ambiental utilizando as diretrizes da norma ISO 14001:2015. Destaca-se:

  1. Definição das responsabilidades relacionadas com a gestão ambiental;
  2. Estabelecimento, Implantação e divulgação da política ambiental – declaração formal do compromisso da empresa com relação ao desempenho ambiental -;
  3. Identificação de todos os aspectos ambientais de suas atividades, productos e serviços.
  4. Evaliação dos impactos ambientais significativos correspondentes às atividades, com base na política ambiental adotada;
  5. Definição e implementação dos procedimientos do sistema de gestão ambiental;[
  6. Seleção dos indicadores ambientais de desempeño dos procesos, assim como a metodología de medição dos mesmos.
  7. Implementação efectiva de todos os processos identificados e definidos como importantes à operacionalização do SGA;
  8. Monitoramento da eficacia do sistema de gestão através dos indicadores chave selecionados e la aplicação de técnicas estadísticas recomendadas.
  9. Implantação das ações corretivas e de melhoria com base na análise de resultados.

Aspectos do SGA a considerar:

Muitas questões devem ser levadas em consideração na hora de se implementar um SGA, tais como aspectos ambientais, conformidade legal, consistência, emergência e gerenciamento dos fornecedores.

As três afirmações mais óbvias, mas igualmente as que mais são esquecidas na hora de se iniciar um processo são:

  • leia a norma cuidadosamente e nos mínimos detalhes, observe os "você deverá";
  • inicie o processo com base no que você tem e tente ao máximo evitar a burocracia;
  • leia a norma em uma das duas línguas oficiais, pois algumas traduções apresentam problemas.

A minha empresa precisa implantar a ISO 14000?

Para decidir é preciso responder às questões:

O que os clientes e outras partes interessadas esperam da empresa? Vai melhorar a performance ambiental? Vai promover melhoria na eficiência operacional? Vai ser requerido ou encorajado pelos órgãos governamentais ou de classe? Vai ser solicitado pelos clientes? Há expectativa da sociedade? Qual a análise de custo/benefício?

 

  • O que significa obter a certificação ISO 14000?

Significa que o Sistema de Gerenciamento Ambiental da Empresa foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 14001.

 

  • Qual a validade da certificação?

A certificação é válida por 3 anos com auditorias/acompanhamento, no mínimo, uma vez por ano ou a cada 6 meses.

Este acompanhamento é realizado pela entidade certificadora e tem por objetivo garantir que a empresa mantém um sistema de gestão ambiental e que sua performance atende ou supera os resultados planejados, bem como se os requisitos da norma aplicável estão sendo atendidos.

 

Quais os benefícios da implantação da ISO 14000?

O benefício mais óbvio é o compromisso ambiental da empresa com a demonstração a seus clientes da importância do meio ambiente no contexto empresarial.

Porém, podem, ainda, salientar-se outros benefícios, tais como:

 

1) para a empresa:

  • Assegurar o cumprimento da legislação;
  • Estabelecer uma política ambiental para toda a empresa;
  • Redução de riscos referentes a acidentes ambientais;
  • Obter o reconhecimento do público e dos clientes para o esforço de preservação ambiental;
  • Melhorar os métodos de gerenciamento;
  • Reduzir o desperdício do uso de recursos naturais;
  • Reduzir os efluentes e o custo com o seu tratamento;
  • Assegurar o cumprimento da legislação;
  • Estabelecer uma política ambiental para toda a empresa;
  • Redução de riscos referentes a acidentes ambientais;
  • Obter o reconhecimento do público e dos clientes para o esforço de preservação ambiental;
  • Melhorar os métodos de gerenciamento;
  • Reduzir o desperdício do uso de recursos naturais;
  • Reduzir os efluentes e o custo com o seu tratamento.

 

 

2) para os clientes:

  • Confiança no produto fornecido pela empresa;
  • Confiança de que a empresa dá prioridade aos aspectos ambientais;
  • Menor risco de acidentes ambientais;
  • Maiores informações sobre a empresa quanto a aspectos ambientais.

 

 

A PGP CONSULTORIA possui a expertise necessária para poder assessorar a sua empresa na obtenção da certificação ISO 14001:2015 e noutros aspectos relacionados com a Gestão ambiental. Não deixe de nos consultar.

Endereço:

Rua Vereador Alfeu Gasparini 136 - Central Park – Batatais – SP - CEP 14300-000


Fones:

(16) 3761-6869

(16) 997107997


E-mail:

contato@pgpconsultoria.com.br

Fale conosco