Certificações - Implantação de modelos de gestão

 

AGRONEGÓCIOS

 

A PGP possui um departamento especializado em prestação de serviços para as empresas do ramo do agronegócio, e atividades relacionadas com a Segurança Alimentar (cadeia campo-mesa). Para o efeito dispomos de consultores treinados e qualificados na prestação destes serviços. Salientamos, entre outras:

 

  • Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental (ISO 9001 e ISO 14001).
  • Padronização e Harmonização de processos.
  • Implantação da ISO 22000, Programas de Segurança e de Identidade Preservada.
  • Auditorias da Qualidade, de Processo e Ambientais.
  • Treinamento e Implantação de Programas de 5’S  na atividade rural.
  • Estruturação Organizacional de Empresas Rurais.
  • Processos de Rastreabilidade animal e vegetal.
  • Assessoria nas questões ambientais relacionadas com a agropecuária.
  • Implantação de Sistemas de Custo da Produção (animal e vegetal).
  • Assessoria Jurídica.
  • Certificação Agrícola e Pecuária.
  • Certificação de Sementes.
  • Certificação de Unidades Armazenadoras;
  • Business Plan e Planejamento Estratégico.
  • Certificação APPCC / HACCP.
  • Sistemas de Qualidade e Certificação de Laboratórios agropecuários (Vide Gestão de Laboratórios - ISO 17025)
  • Assessoria em Recursos Humanos.
  • Treinamentos e qualificação de mão de obra.

 

 

CERTIFICAÇÕES

 

Padronização e Harmonização de Processos Agropecuários

Tudo o que ocorre durante as atividades de uma empresa agrícola pode ser considerado como uma atividade ou tarefa relacionada a um processo (Entrada – Transformação – Saída). Porém, o que acontece na prática e na maioria das vezes, é que este conceito é simplesmente ignorado pelo fato dos empresários e/ou responsáveis desconhecerem como deveriam estruturar e gerenciar a estrutura organizacional e os processos produtivos e administrativos relacionados.

O gerenciamento de processos implica, entre outras particularidades, no seu mapeamento e no conhecimento de todas as atividades e tarefas com ele relacionadas; o conhecimento do “input” desse processo e das métricas ou indicadores de controle / desempenho; o conhecimento das atividades / tarefas que possam representar risco e formas de os controlar ou minimizar; o conhecimento do “output” ou saída/resultado (conceito fornecedor – cliente interno), etc.

A PGP CONSULT possui vasta experiência nesta atividade, podendo proporcionar-lhe a otimização de seus resultados através de:

  • definição clara de objetivos e metas;
  • padronização de processos e atividades;
  • alinhamento dos processos às atividades da empresa;
  • eliminação de desperdícios e tempos “mortos” nos processos;
  • melhoria na agilidade  nos fluxos de produtos e/ou informações;
  • estabelecimento de uma rede / mapa de indicadores (KPI’s – key performance indicators) que permitirão o monitoramento contínuo do desempenho;
  • melhorias no processo de análise de resultados e de desempenho;
  • melhorias no processo de tomada de decisão;
  • maior envolvimento e participação dos responsáveis e equipes;

 

Certificação de Sistemas de Gestão Agrícola e Pecuária (ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015)

É comum ouvirmos dizer "o fazendeiro fulano ........" ou " a fazenda.......". Mas será que "o fazendeiro fulano de tal..." não é um empresário? Será que "a fazenda..." não é uma empresa? Acreditamos que sim, e a tendência é a de que o "fazendeiro" deixe de ser aquela pessoa que é proprietária de terras e passe a ser um Empresário Rural, o mesmo acontecendo com a "fazenda" que passará a ser ema Empresa Rural. Isto é já um fato, registrado, ainda em pequena proporção do universo dos produtores rurais. As fazendas (empresas rurais) têm de passar a ser administradas como empresas, uma vez que exigências dos clientes, como a garantia da rastreabilidade dos produtos (grãos) e animais, a garantia da identidade preservada dos alimentos e outras exigem uma administração muito mais cuidadosa e profissional.

Os tempos de mudança chegaram à agropecuária e as exigências dos clientes / consumidores nacionais e internacionais começam a fazer sentir-se, principalmente nos aspectos da Qualidade dos produtos e da sua Segurança Alimentar. Entidades Internacionais com o International Organization for Stadartizacion (ISO) tem vindo a publicar, ou estão em vias de as publicarem, normas para a certificação dos sistemas de gestão das atividades agrícolas ou relacionadas, as quais, certamente, passarão a ser exigência do mercado nacional e internacional (vide ISO 22000 e 22006).

A nível nacional, algumas ONG´s publicaram diretrizes para a produção agrícola, principalmente no campo a produção de produtos orgânicos e produção agrícola sustentável.

Com base nestas tendências a PGP Consultoria e Assessoria desenvolveu metodologias para a implantação de sistemas de gestão agrícola e pecuária, que, além de garantirem a certificação das propriedades rurais, permitem que as mesmas sejam geridas como empresas rurais com todas as vantagens que daí advêm, garantindo a rastreabilidade dos produtos produzidos e sua segurança alimentar.

 

Para obter maiores detalhes não deixe de nos consultar. Teremos o maior prazer em lhe poder mostrar todas as vantagens para a sua empresa.

 

 

Certificação da Produção Agrícola Sustentável

A produção agrícola sustentável, passível de certificação, abrange o manejo das propriedades e inclui aspectos relacionados às questões agrícolas, legais, trabalhistas e ambientais, além de requisitos relacionados com as relações com a comunidade e de segurança e saúde ocupacionais.

Para maiores detalhes, por favor, nos consulte que teremos o maior prazer em lhe fornecer todas as informações.

 

Certificação de Produção própria de Sementes Agrícolas e florestais

Dentro do seu escopo de atuação a PGP Consultoria e Assessoria Ltda desenvolveu metodologia adequada à certificação de empresas produtoras e/ou beneficiadoras e comercializadoras de sementes para a produção agrícola, conforme exigência do Ministério da Agricultura regulamentada através da Instrução Normativa Nº 9 de 2/06/2005.

O objetivo desta Instrução Normativa é o de fixar diretrizes básicas a serem obedecidas na produção, comercialização e utilização de sementes, em todo o território nacional, visando à garantia de sua identidade e qualidade.

A PGP orgulha-se de ter prestado assessoria e consultoria para a Sementes Mutuca, primeira produtora, beneficiadora e comercializadora de sementes particular do Estado Paraná a ser certificada pelo Ministério a Agricultura.

Para obter mais detalhes sobre nossos serviços, por favor, queira nos consultar.

 

Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos

De acordo com o contido no Inciso II do art. 10º da Lei nº 9973, de 29/05/2000 e no Inciso I do art. 9º do Decreto nº 3855, de 03/07/2001, toda unidade armazenadora pertencente a pessoa jurídica de direito público ou privado, na qualidade de proprietário, locatário, arrendatário, ou cessionário a qualquer título que encontra-se prestando serviços de guarda e conservação de produtos agrícolas para terceiros ou armazenando produto de sua propriedade, terá que comunicar oficialmente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, para fins de sua inclusão no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras.

Para efeito de cadastramento, mesmo as pessoas físicas não contempladas pela Lei acima, prestadoras de serviços de guarda e conservação de produtos agrícolas para terceiros ou armazenando produto de sua propriedade, deverão comunicar oficialmente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, para fins de inclusão no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras.

A PGP desenvolveu metodologia apropriada para adequação dos sistemas de Armazenagem agrícola aos requisitos obrigatórios do MAPA, garantindo a seus clientes um trabalho de consultoria e assessoria de elevada qualidade com obtenção a certificação que garantirá total cumprimento dos requisitos exigidos nacional e internacionalmente.

Para obter mais detalhes sobre nossos serviços, por favor, queira nos consultar.

 

Sistemas de Identidade Preservada dos Alimentos

Quando falámos de Identidade Preservada na Agricultura estamos nos referindo à manutenção de todo o histórico da cultura, o que implica na implementação de um sistema de rastreabilidade total (da semente até à comercialização) apoiado no forte sistema de informação / identificação com base em registros.

Segundo a Norma ISO 8402, o conceito de identificação e rastreabilidade consiste na capacidade de traçar o histórico, a aplicação ou a localização de um item através de informações previamente registradas.

Um sistema de identificação e rastreabilidade, deve constituir um conjunto de práticas passíveis de adoção por diversos setores da economia para disponibilizar todas as informações essenciais sobre seus produtos desde as matérias-primas utilizadas na elaboração, passando pelo transporte, até o momento em que os produtos são vendidos ou chegam ao consumidor final.

Com experiência já comprovada, a PGP desenvolveu metodologia específica para a implantação de modelos de Identidade Preservada que permite garantir aos compradores de grãos:

 

  • total rastreabilidade na cadeia de produção,
  • qualidade do produto, de acordo com as especificações;
  • segurança / inocuidade do alimento produzido;
  • isenção de transgenia, entre outros.

Para maiores detalhes, não deixe de nos consultar.

 

PNSQV – Plano Nacional de Segurança e Qualidade dos Produtos de Origem Vegetal

Como forma de assegurar a qualificação de seus clientes e permitir-lhes atender às novas tendências e demandas do mercado e da própria legislação que rege o setor, a PGP Consultoria e Assessoria já possui condições de atender e assessorar seus clientes na implantação de sistemas de Segurança e Qualidade os Produtos de Origem Vegetal, o qual em por objetivo, entre outros, garantir a Segurança Alimentar (inocuidade) doa alimentos primários produzidos.

O PNSQV tem como objetivo primordial estabelecer, implantar e implementar políticas de segurança e qualidade dos produtos de origem vegetal, por meio da integração de programas de controle de contaminantes, de resíduos químicos e biológicos e de qualidade, utilizando como principal ferramenta os sistemas de análise, rastreamento e cadastramento para a certificação.

Para obter maiores detalhes não deixe de nos consultar. Teremos o maior prazer em lhe poder mostrar todas as vantagens para a sua empresa.

 

Certificação PDV

O que significa PDV e porque é necessária a certificação?

PDV é um Órgão pertencente ao Ministério da Agricultura Holandês ("Ministry of Agriculture, Nature Management and Fisheries"). Preocupados com a questão da segurança dos alimentos utilizados na fabricação de rações para animais, países como a Holanda, Bélgica e Alemanha adotaram o modelo desenvolvido pelo governo Holandês, que basicamente exige que todos os fornecedores de insumos para rações animais estejam de acordo com os requisitos estipulados.

A certificação PDV baseia-se na segurança de alimentos e contempa os conceitos do GMP (Good Manufacturing Pratices) e HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ou APPCC - Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle.

A quem se destina a certificação PDV?

A certificação PDV deve ser obtida por empresas processadoras, vendedoras (traders) e armazenadoras de produtos / insumos utilizados na fabricação de rações para animas e que tenham como destino final o seu processamento para a alimentação humana (bovinos, suínos, aves, entre outros).

Assim, empresas produtoras ou processadoras de farelo de soja, farelo de trigo, polpa cítrica, leveduras, etc, destinadas à incorporação em rações para animais como fonte protéica e que exportem esses produtos para a Europa, devem ter seus sistemas certificados pelos requisitos do PDV, independentemente do país da Europa ara onde exportem. Notícias recentes dão conta que esta certificação começou a ser exigida, também, por diversos outros países, além da Holanda, Bélgica e Alemanha.

 

A PGP CONSULT possui o conhecimento e a experiência necessária que garantirão a obtenção dos resultados pretendidos em sus empresa / atividade, tendo desenvolvido metodologia apropriada para as empresas rurais.

Não deixe de nos contatar.

 

  • Sistemas de Qualidade e Certificação de Laboratórios agropecuários (Vide Gestão de Laboratórios - ISO 17025)

 

Para que laudos laboratoriais de produtos agropecuários possam ser emitidos com a confiabilidade necessária, o MAPA exige que os laboratórios que realizam os ensaios laboratoriais sejam oficialmente reconhecidos / acreditados para a realização dos ensaios a que se propõem.

O objetivo é padronizar os requisitos para avaliação da qualidade

O Ministério da Agricultura (Mapa) publicou a 15/07/20111, no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº 34, que determina a certificação de todos os laboratórios incluídos na Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários.
De acordo com a IN nº 34, os seis Laboratórios Nacionais Agropecuários (lanagros), os 444 laboratórios credenciados ao Mapa e aqueles que pretendem ser incluídos terão que apresentar o comprovante de acreditação na ISO 17.025.  A norma, internacionalmente aceita, é específica para o sistema de gestão da qualidade e define requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.
Os laboratórios que já possuem o certificado de qualidade – emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – terão até 36 meses para apresentar o documento válido e atualizado para todas as análises ou ensaios já habilitados no Ministério da Agricultura.
Os estabelecimentos que não atenderem ao limite estabelecido terão o credenciamento suspenso. O trabalho da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários é considerado estratégico na defesa agropecuária do Brasil.
Os testes realizados são direcionados às áreas de saúde animal, sanidade vegetal e microbiológica, além de resíduos e contaminantes em alimentos, bebidas, leite, organismos geneticamente modificados (OGMs), agrotóxicos, fertilizantes, sementes e mudas, entre outros.

Fonte: Ministério da Agricultura

Como forma de atender a esta demanda, a PGP CONSULT criou um setor especializado em prestar consultoria e assessorar os laboratórios agropecuários na obtenção da Acreditação ISO 17025. Não deixe de nos consultar.

Endereço:

Rua Vereador Alfeu Gasparini 136 - Central Park – Batatais – SP - CEP 14300-000


Fones:

(16) 3761-6869

(16) 997107997


E-mail:

contato@pgpconsultoria.com.br

Fale conosco