Veja nossos serviços
fechar

Artigos PGP Consultoria

Vantagens de ser um laboratório acreditado

Luis Filipe Sousa Dias Reis 14/03/2017

A acreditação de laboratórios oferece reconhecimento formal a laboratórios competentes, proporcionando assim um meio rápido para os clientes identificarem e selecionarem serviços de ensaio, medição e calibração confiáveis. Para manter esse reconhecimento, os laboratórios são reavaliados periodicamente pelo organismo de acreditação a fim de assegurar sua contínua conformidade com os requisitos e para verificar se seu padrão de operação está sendo mantido. Também poderá ser exigido que o laboratório participe em programas pertinentes de ensaios de proficiência entre reavaliações, como demonstração adicional de competência técnica.

Geralmente, os laboratórios acreditados emitem relatórios de ensaio ou calibração que trazem o símbolo ou endosso do organismo de acreditação, como uma indicação de sua acreditação.

Incentivam-se os clientes a verificarem com o laboratório para quais ensaios ou medições específicas ele está acreditado e para quais faixas ou incertezas. Essas informações estão especificadas no escopo de acreditação do laboratório, emitido pelo organismo de acreditação.

A descrição no escopo de acreditação também traz vantagens aos clientes dos laboratórios ao permitir que eles encontrem o laboratório ou o serviço de ensaio adequados.

A acreditação é uma ferramenta eficaz de marketing para organizações de ensaio, calibração e medição e um passaporte para apresentar propostas para contratantes que exigem laboratórios verificados de forma independente.

A acreditação de laboratórios é muito respeitada tanto nacionalmente como internacionalmente como um indicador confiável de competência técnica. Muitos setores, tais como o setor de materiais de construção, habitualmente indicam a acreditação de laboratórios para fornecedores de serviços de ensaio.

Diferente da certificação pela ABNT NBR ISO 9001, a acreditação de laboratórios utiliza critérios e procedimentos elaborados especificamente para determinar a competência técnica, portanto assegurando aos clientes que os dados de ensaio, calibração ou medição fornecidos pelo laboratório ou serviço de inspeção sejam precisos e confiáveis.

Muitos organismos de acreditação também publicam uma lista de seus laboratórios acreditados, que inclui detalhes de contato dos laboratórios, além de informações sobre suas capacidades de ensaio. Esse é outro meio de promover os serviços acreditados de um laboratório para possíveis clientes.

Por fim, por meio de um sistema de acordos internacionais, os laboratórios acreditados recebem uma forma de reconhecimento internacional, que permite que seus dados sejam aceitos mais prontamente em mercados no exterior. Este reconhecimento
ajuda a reduzir custos para fabricantes e exportadores, cujos produtos ou materiais são ensaiados em laboratórios acreditados, por meio da redução ou eliminação da necessidade de reensaio em outro país.

A acreditação de laboratórios utiliza critérios e procedimentos especificamente desenvolvidos para determinar a competência técnica. Avaliadores técnicos especialistas realizam uma avaliação completa de todos os fatores em um laboratório que afetam a produção de dados de ensaio ou calibração. Os critérios são baseados nas normas internacionais ABNT NBR ISO/IEC 17025 ou ABNT NBR NM ISO 15189, que são usadas para avaliar laboratórios em todo mundo. Os organismos de acreditação de laboratórios usam essas normas especificamente para avaliar fatores pertinentes à competência técnica do laboratório, incluindo:

•     competência técnica do pessoal;
•     validade e adequação dos métodos de ensaio;
•     rastreabilidade de medições e calibrações a normas nacionais;
•     adequação, calibração e manutenção dos equipamentos de ensaio;
•     ambiente de ensaio;
•     amostragem, manuseio e transporte de itens de ensaio;
•     garantia da qualidade de dados de ensaios e calibrações.
•    
Por este processo, a acreditação de laboratórios visa garantir a você ou seus clientes que os dados de ensaios ou calibrações de seu laboratório são precisos e confiáveis.
A norma ABNT NBR ISO 9001 é amplamente usada em fábricas e organizações de
serviços para avaliar seus sistemas de gestão da qualidade de seus produtos ou serviços.

A certificação do sistema de gestão da qualidade de uma organização contra a ABNT NBR ISO 9001 visa comprovar a conformidade do sistema de gestão em relação a essa norma. Embora os laboratórios possam ser certificados pela ABNT NBR ISO 9001, essa certificação não afirma a competência técnica de um laboratório.

Fonte: ILAC; ILAC B4:05/2011 em 10/03/2017

Outros artigos

SUSTENTABILIDADE. O novo paradigma dos negócios

Hoje em dia é comum ouvirmos frequentemente os executivos usarem este termo em suas reuniões ou encontros, se bem que, acreditamos, que muitos não conhecem a sua verdadeira dimensão, pois além das questões econômicas empresariais ele abrange, também, as q

Gestão Empresarial. BALANCED SCORECARD

Mais do que nunca as empresas não podem ser administradas ao sabor dos ventos do mercado. A utilização de parâmetros / indicadores que permitam ao gestor conhecer o rumo que a empresa está tomando para, então, tomar as ações de redirecionamento necessária

A sucessão familiar nas empresa rurais

O objetivo básico deste trabalho é o de apresentarmos um “case” sobre a questão da Sucessão Familiar nas Empresas Rurais, na medida em que acreditamos que a sua clara definição será um dos primeiros passos que o Fundador terá de dar como forma de tornar a

Endereço:

Rua Vereador Alfeu Gasparini 136 - Central Park – Batatais – SP - CEP 14300-000


Fones:

(16) 3761-6869

(16) 997107997


E-mail:

contato@pgpconsultoria.com.br

Fale conosco